terça-feira, 5 de abril de 2011

Pesquisadores desenvolvem carro sem motorista em Minas Gerais

BELO HORIZONTE - Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) trabalham em um projeto que pode transformar o motorista em coisa do passado. Eles criaram um carro que trafega sem motorista.



VEJA VÍDEO:
Carro circula sem motorista


O carro é comum, mas passou por várias mudanças tecnológicas. Duas câmeras captam imagens de tudo que está na frente do veículo. Elas são enviadas para um computador, fixado no painel, que identifica os obstáculos e define qual o melhor caminho.

Os obstáculos aparecem em forma de gráfico. Um segundo computador, no banco do passageiro, comanda o volante, acelerador e freio.

- Substitui o homem em todos aspectos: na percepção e na ação que tem de tomar - diz o engenheiro em Controle de Automação Danilo Alves de Lima, idealizador do projeto.

O projeto do carro começou há três anos. Professores e alunos que trabalham no carro autônomo querem fazer melhorias no veículo, como aumentar a velocidade (hoje limitada a 10 km/hora) e a possibilidade de identificar obstáculos nas laterais. Os engenheiros afirmam que, futuramente, o carro poderia ser utilizado no trânsito.

- A gente sabe que a maioria dos acidentes de trânsito são causados por falha humana. Se a gente conseguisse substitutir, ou, pelo menos ajudar o ser humano nessa tarefa de dirigir, poderíamos ter um trânsito mais seguro

- diz Guilherme Silva Pereira, professor de Engenharia Elétrica da UFMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário